29th May 2019 Noodles 0Comment

Uma das coisas com a qual sempre tive alguma dificuldade em lidar é o sentimento de não ser ouvido. De facto sinto muitas vezes que estou a falar para o boneco ou mesmo para uma parede. Digo coisas às quais não obtenho nenhuma reacção, é como se não tivesse dito nada. Há coisas que provocam reacção, principalmente quando são coisas agradáveis de ouvir, tipo elogios, galanteios, etc. Isso dá sempre direito a uma reacção. No entanto há outra que, ou são menos agradáveis ou são sobre mim e sobre o que sinto que não trazem qualquer resposta. Ou melhor, até trazem resposta… o silêncio é, só por si uma resposta e bem poderosa.

Imaginemos esta situação: Uma pessoa diz a outra que se sente triste. A reacção natural a isso (para mim) seria perguntar o que se passa, ou pelo menos dar qualquer tipo de resposta. Só que em vez disso a resposta é silêncio absoluto. Esse sentimento é comunicado e pronto. Não se fala mais no assunto.

Será que para ser ouvido tenho que gritar? Não me parece que seja essa a solução… se calhar tenho que ir falar para outra freguesia. Procurar quem escute, talvez?

Bem… eu ouço-me e escuto-me, constantemente. Tenho longos debates comigo próprio, outras vezes simples desabafos de mim para mim. Mas por vezes isso não é suficiente. Se calhar deveria ser suficiente. Se calhar é por isso que eu muitas vezes prefiro ficar sossegado no meu canto, sozinho e em paz.