Skip to content

Equilíbrio

Há algum tempo falámos sobre o que é a definição de equilíbrio para cada um de nós. Houve várias opiniões, todas mais ou menos próximas e sempre na base de “dois pesos opostos que contra-balançam”.

Para mim o equilíbrio é baseado no peso e contra-peso, matéria e anti-matéria, yin e yang. Num mundo puramente físico ambos terão que ser iguais em proporção, terão que se anular. No entanto num mundo espiritual e emocional, ambos os opostos poderão estar em proporções diferentes e estando a pessoa em equilíbrio. Está tudo relacionado com o que a pessoa sente.

No meu presente, eu sinto-me em equilíbrio e no entanto estou “aparentemente” completamente desequilibrado. Sinto-me bem, tranquilo e sinto ansiedade. Todo o furacão de emoções e sentimentos que gira dentro de mim está relacionado com um monte de coisas que estão a acontecer na minha vida e no entanto não é responsabilidade de nenhuma dessas coisas. A responsabilidade do que sinto é única e exclusivamente minha; tudo o que sinto poderá estar relacionado ou ser influênciado pelos acontecimentos recentes, mas em última instância eu sou o responsável por sentir o que sinto.

Já não me sentia assim há muito tempo e apesar de aterrador, é muito bom sentir isto tudo de novo.